O Projeto

Saúde que Conta é uma iniciativa de investigação nacional que pretende contribuir para o debate público através da análise do papel do cidadão na gestão da sua própria saúde e bem-estar. O projeto é da responsabilidade científica da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Lilly Portugal, e teve inicio em 2011.
Pretende-se acompanhar, avaliar, debater e promover a participação ativa do cidadão no panorama nacional de saúde através do Think Tank Capacitação do Cidadão em Saúde.

 

Capacitação do Cidadão em Saúde

A Capacitação do Cidadão em Saúde pretende estimular e ajudar os portugueses a ter maior controlo sobre decisões e ações que afetam a sua saúde, permitindo-lhes assumir um papel mais ativo e participativo no sistema e nos processos de tomada de decisão. Assim, este projeto assenta na análise e promoção da Literacia em Saúde a nível nacional, pretendendo investigar os níveis de iliteracia e criar estratégias de forma a que o público possa adquirir mais competências e conhecimentos que o levem a tomar decisões inteligentes, ser mais autossuficiente, melhorar a autogestão das suas doenças e prevenindo melhor algumas doenças.

 

Equipa de Investigação

Com o objetivo de discutir e consensualizar sobre o tema, desenvolvendo estratégias concretas que contribuam para a capacitação do cidadão, Saúde que Conta é coordenado por Ana Escoval, Docente na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e conta com a participação científica de Constantino Sakellarides, Presidente da Fundação SNS e Ana Rita Pedro, Investigadora da ENSP. Reúne ainda um conjunto de especialistas de diversas áreas como a medicina, educação, jornalismo, sociologia, psicologia, instituições governamentais e sociedade civil.

 

Objetivos

Saúde que Conta, através do Think Tank Capacitação do Cidadão em Saúde pretende:

  • Acompanhar experiências de capacitação do cidadão em saúde em Portugal;
  • Debater aspetos relevantes da capacitação em saúde dos portugueses;
  • Avaliar iniciativas no âmbito da capacitação do cidadão em saúde em Portugal;
  • Promover a capacitação em saúde dos portugueses através de estratégias e instrumentos concretos.