4ª fase – Estratégia Nacional de Literacia e Saúde

Estratégia Nacional de Literacia em Saúde

Numa altura em que os cortes na Saúde estão a ser sentidos tanto por profissionais da área como pelos cidadãos, torna-se imperativa a necessidade de encontrar estratégias que melhorem a qualidade de vida dos utentes, levando-os a recorrer com menos frequência aos serviços de saúde.

Nesse sentido, é fundamental a criação de um programa de educação para a saúde, de modo a inverter o baixo índice de literacia em saúde por parte dos portugueses. Os melhores modelos europeus de educação para a Saúde podem ser estudados e adaptados à realidade nacional, por forma a promover uma população esclarecida e detentora de informação relevante que lhe permita a tomada de decisões adequadas em cada momento da sua vida.

Objetivos

Em 2016, o projeto Saúde que Conta pretendeu contribuir para a construção e desenvolvimento de uma Estratégia Nacional de Literacia em Saúde.

 

Principais conclusões

A problemática da literacia em saúde é de domínio sistémico e envolve diferentes áreas da sociedade. Tendo por base a evidência científica sobre o tema, inicialmente pensou-se propor uma Estratégia Nacional de Literacia em Saúde concretizada somente em três eixos estratégicos: (i) Incluir a literacia em saúde no próprio sistema; (ii) Assegurar uma comunicação eficaz; e (iii) Integrar a literacia em saúde na educação. Depois da concretização do presente trabalho, verificou-se a necessidade de considerar outros eixos estratégicos, sendo que a proposta final inclui 5 eixos estratégicos: (i) Incluir a literacia em saúde no próprio sistema, (ii) Assegurar o acesso e gestão da informação eficiente; (iii) Assegurar uma comunicação efetiva, (iv) Integrar a literacia em saúde na educação, e (v) Garantir a sustentabilidade das iniciativas de promoção de literacia em saúde.