8ª Fase – Literacia em Saúde e Qualidade de Vida dos Cuidadores Informais

A 8ª iniciativa “Saúde que Conta” vai promover o debate e sensibilizar a comunidade para a importância da literacia em saúde nos cuidadores informais em Portugal e disponibiliza um inquérito online para conhecer o nível de literacia em saúde e de qualidade de vida destes cuidadores informais.

Atualmente na agenda política e mediática em Portugal e na Europa, o tema dos Cuidadores Informais é fundamental para a coesão social e melhoria das condições de vida da população. Considerando o importante papel que estes desempenham na gestão de doença em pessoas com algum tipo de dependência, entende-se que a promoção da literacia em saúde afigura-se como um fator chave para a qualidade dos cuidados prestados, pelo que deverá ser considerada com uma das prioridades da saúde pública.

O “Saúde que Conta” pretende, com a recém lançada edição, contribuir para a implementação de estratégias que contribuam para a eficaz capacitação dos Cuidadores Informais. Se é Cuidador Informal de uma pessoa com mais de 18 anos pedimos que responda ao questionário em: https://forms.office.com/r/Tbza8L2TtA

Se conhece Cuidadores Informais, partilhe. Ajude-nos nesta missão!

RECURSOS DE APOIO
Se considerar precisar de mais informação sobre os apoios disponíveis para cuidadores informais, poderá consultar os seguintes sites:

Segurança Social
https://www.seg-social.pt/cuidador-informal
https://www.seg-social.pt/reconhecimento-do-estatuto-do-cuidador-informal

Associação Nacional de Cuidadores Informais
https://ancuidadoresinformais.pt/

Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais
https://movimentocuidadoresinformais.pt/

Associação Cuidadores
https://cuidadores.pt/

Plataforma SER MAIOR (recursos, notícias e entidades de apoio para cuidadores)
https://sermaior.pt/home

Programas de intervenção psicossocial validados na demência
http://hdl.handle.net/10362/138718