FAQs



Tenho sugestões para debater a Literacia em Saúde. Quem poderei contactar?

Poderá entrar em contacto com a Equipa através do e-mail: saudequeconta@ensp.unl.pt

Quem participa no Think Tank?

Esta metodologia junta especialistas de vários quadrantes, da Saúde à Política, com vista a debater e a influenciar estratégias que promovam, no caso do “Saúde que Conta”, a capacitação do cidadão.

O que é um Think Tank?

O Think Tank é a metodologia utilizada para abordar, de uma perspetiva qualitativa, problemas complexos, revelando-se como uma ferramenta poderosa para a visibilidade e comunicação de questões críticas do domínio público.

Já tinha sido feito algum estudo para medir os níveis de Literacia em Saúde em Portugal?

Não. Na verdade, foi no ano de 2011 que “Saúde que Conta”, no seu lançamento, avançou com o primeiro estudo sobre Literacia em Saúde realizado em Portugal, contando com a participação de um grupo de peritos na discussão do tema.

Por que é necessário avaliar a Literacia em Saúde?

Ler e compreender uma informação médica é ainda um grande desafio para a maioria dos pacientes e é de forma a contornar essa e outras situações de tomada de decisão que é necessário contrariar essa realidade.

O que é a Literacia em Saúde?

A Literacia em Saúde é entendida como a capacidade individual em obter, processar e interpretar informação básica em saúde e serviços de saúde, tendo por finalidade uma tomada de decisão autónoma.

Quem está por detrás do Projeto?

“Saúde que Conta” é coordenado por Ana Escoval, Docente na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e conta com a participação científica de Constantino Sakellarides, Presidente da Fundação SNS e Ana Rita Pedro, Investigadora da ENSP.

Como surgiu o Projeto Saúde que Conta?

O Projeto teve início no ano de 2011 de forma a responder à necessidade de análise dos níveis de literacia em saúde a nível nacional. Assim, “Saúde que Conta” apresentou, desde logo, a sua missão de discutir e consensualizar sobre o tema, desenvolvendo estratégias concretas que contribuam para a capacitação do cidadão.

O que é o Projeto Saúde que Conta?

“Saúde que Conta” é um Projeto da responsabilidade científica da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Lilly Portugal que pretende debater o papel do cidadão na gestão da sua própria saúde e bem-estar.