Poderá entrar em contacto com a Equipa através do e-mail: saudequeconta@ensp.unl.pt
Esta metodologia junta especialistas de vários quadrantes, da Saúde à Política, com vista a debater e a influenciar estratégias que promovam, no caso do “Saúde que Conta”, a capacitação do cidadão.
O Think Tank é a metodologia utilizada para abordar, de uma perspetiva qualitativa, problemas complexos, revelando-se como uma ferramenta poderosa para a visibilidade e comunicação de questões críticas do domínio público.
Não. Na verdade, foi no ano de 2011 que “Saúde que Conta”, no seu lançamento, avançou com o primeiro estudo sobre Literacia em Saúde realizado em Portugal, contando com a participação de um grupo de peritos na discussão do tema.
Ler e compreender uma informação médica é ainda um grande desafio para a maioria dos pacientes e é de forma a contornar essa e outras situações de tomada de decisão que é necessário contrariar essa realidade.
A Literacia em Saúde é entendida como a capacidade individual em obter, processar e interpretar informação básica em saúde e serviços de saúde, tendo por finalidade uma tomada de decisão autónoma.
“Saúde que Conta” é coordenado por Ana Escoval, Docente na Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), e conta com a participação científica de Constantino Sakellarides, Presidente da Fundação SNS e Ana Rita Pedro, Investigadora da ENSP.
O Projeto teve início no ano de 2011 de forma a responder à necessidade de análise dos níveis de literacia em saúde a nível nacional. Assim, “Saúde que Conta” apresentou, desde logo, a sua missão de discutir e consensualizar sobre o tema, desenvolvendo estratégias concretas que contribuam para a capacitação do cidadão.
“Saúde que Conta” é um Projeto da responsabilidade científica da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Lilly Portugal que pretende debater o papel do cidadão na gestão da sua própria saúde e bem-estar.